quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Índia - ninguém sabe tudo

 Vejo muita coisa por aí rotulando os indianos e sua cultura, como se todo mundo tivesse o mesmo tipo de comportamento, como se todas as casas tivessem o mesmo tipo de regras, como se aquilo que a pessoa acha é verdade absoluta.

Não é assim.

Primeiro, indiano não odeia estrangeiro. Já vi gente dizer isso, o que discordo porque para os indianos a visita é Deus..não é porque eles preferem casar entre si que significa que não aceitam estrangeiro. Todo mundo que conheço e foi à Índia elogiou muito o tratamento que receberam dos indianos. Os indianos adoram receber visitas e nunca vi  povo tratar tão bem as visitas como o indiano(os orientais de modo geral são ótimos anfitriões).

A viúva na Índia virou uma lenda de que todas raspam os cabelos, andam de sári sujo encardido e abandonadas. Não é regra. Claro que existe mas não é regra! Posso falar de famílias que conheço, passado o período de luto a viúva leva uma vida normal com a família e filhos. Usa brinco, pulseira..só não usa a cor vermelha que representa o casamento, mas o resto como rosa, laranja, azul, etc a mulher usa sim. Conheço mulheres que tiveram direito a pensão também e vivem disso, outras trabalham.  Muitas não se casam novamente por questões culturais ou religiosas mas esqueça aquela cena de mulher abandonada na Índia toda. Isso é regional e não é uma regra.

Já vi por aí que indiano só come com as mãos, e sempre a direita. Mais uma vez o erro, pois depende da região. Em muitos lugares as pessoas também usam colher. E tanto faz a mão direita ou esquerda. Mais uma vez não é uma regra.

Indianos usam lenço para limpar o rosto ou o nariz. Eles são ensinados a carregar um lenço no bolso, desde a escola isso já é exigido. O lenço mostra o status social. Não é todo mundo que assoa o nariz de qualquer jeito na rua sem lenço. Mais uma vez é regional, eu nunca vi nenhum indiano fazer isso na rua de qualquer jeito, então depende do lugar, depende do Estado etc

Já vi também dizerem que as mulheres indianas só se alimentam depois dos homens da casa e só comem aquilo que sobra. Quanto absurdo! Isso existe em algumas casas, algumas castas mas não é na Índia toda! É um número pequeno que adota esse sistema. Eu nunca vi alguma casa indiana desse jeito! Até nos templos sikhs todos comem juntos, mulheres, crianças, homens, idosos.

Por enquanto é isso! Qualquer outra dúvida só perguntar.

Abraços!

5 comentários:

  1. Realmente vi vários comentários sobre esses assuntos em um outro blog e o pouco que sei sobre índia reparei que os comentarios não faziam sentido ...lembro de um comentário que a moça dizia que não existia portas ou paredes na casa dos indianos que não é igual ao ocidente...se ela soubesse que os indianos comem miojo e usam microondas não falaria besteira...

    ResponderExcluir
  2. toda vez que digo que irei casar com um indiano, eu tenho que perder um bom tempo explicando sobre essa questão cultural e religiosa da índia, que as pessoas no Brasil não entendem muito bem, meu noivo é católico, e eu só criada no cristianismo, ou seja nossas religiões não são tão diferentes, mas o brasileiro colocou na cabeça que todo indiano é hindu.. chega até ser engraçado a cara das pessoas quando eu digo que ele é católico, assim como os católicos brasileiros. inclusive tem nome de "brasileiro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, muitos indianos católicos tem os nomes iguais aos nossos, ou nomes de personagens bíblicos e nomes portugueses. As pessoas pensam mesmo que todo indiano é hindu e acham que hinduísmo é parecido com islamismo. Complicado né!!
      Beijos!!

      Excluir
  3. Pois é, Star Kaur, estou lendo este post hoje é quem dera tivesse lido logo quando conheci meu amigo indiano. São tantas histórias pelos blogs a fora falando mal dos indianos, mostrando pesquisas contraditórias e pior, todas negativas. Eu estou com um nó na minha cabeça sobre a vida na India. Já cheguei ter raiva dos indianos por causa dessas pesquisas negativas. Não tenho intenções de casar com um indiano e nem ir morar lá. Mas pela amizade que fiz com um indiano eu me sinto na obrigação de conhecer melhor a cultura dele. Seu blog está esclarecendo algumas coisas confusas que já li por aí.

    ResponderExcluir