segunda-feira, 18 de maio de 2015

Lenço indiano

Acho que muita gente chegou aqui pensando se tratar do véu indiano, mas na verdade eu me refiro ao antigo lenço que homens e mulheres usavam aqui no Brasil. 
Photo: K. Gopinathan







Pelo menos até a geração do meu pai, um homem não saía de casa sem seu lenço. Não sei se isso tem algum nome específico, mas me lembro de ver meu pai comprando aqueles lenços que vinham em caixinhas (eu nasci na década de 80). Nunca vi meu pai usando, mas o lenço estava sempre lá, no bolso. Antigamente qualquer lojinha tinha e era barato mas ultimamente quase não encontramos mais, e o preço está salgado. Hoje em dia meu pai não usa mais, acho que deixou de ser prático.

Até que chegou meu marido ao Brasil e o que eu revi? O lenço! De repente vi meu marido tirar um lenço do bolso e passar levemente no rosto. Na hora falei, nossa, mas você usa isso? Ele disse que sim, todos os homens usam, e falou que na India indica até status social de um homem, ou seja, se aqui no Brasil um homem está com tudo em cima quando tem sapatos bons, na Índia percebemos através do lenço. Não sei, mas deve ser aquela coisa de ter lenço limpo e bem passado..eu acho que ainda é muito usado em toda a Ásia.

Lembro que um dia deram risada no trabalho dele porque viram que ele carrega o lenço no bolso, aí ele chegou até mim e contou "falaram que isso é coisa de velho".

Pra mim isso é coisa de gentleman.

Mas o que pouca gente sabe, é que o lenço não é usado quando se está resfriado. Pelo menos não é assim que vejo os indianos usando. Nem preciso me dizer que esse lenço me salvou de várias aflições, desde cisco no meu olho, quando borrou a maquiagem, ou quando quero espirrar (odeio gente que espirra sem cobrir a boca) ou algum lugar com muita poeira... Sempre que isso acontecia, via meu marido tirando o lenço do bolso e me acudindo. Até que eu percebi que precisava do meu próprio lenço e ele me disse que na Índia existem modelos femininos e as mulheres indianas carregam com elas para qualquer utilidade.


Mulher no Punjab protegendo os filhos com lenço na época do auge da gripe H1N1

Assim que um amigo do meu marido foi a Índia, pedi um lenço feminino e eles vieram assim, fofinhos, coloridos e delicados!


 Você sabia que os indianos ainda tem o hábito de carregar lenços? Eu não sabia que usavam tanto assim!



Beijos! 

4 comentários:

  1. Muito interessante, espero que se lave o lenço com frequência também né? rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah sim como eu disse, o lenço mostra até status, ou seja, quanto mais limpinho e bonito, melhor!
      Beijos!

      Excluir
  2. Me lembro que meu pai também usava. E eu tinha os meus com desenhos infantis também rsss

    ResponderExcluir
  3. Poxa que idéia bacana, quem sabe não pega por aqui? Eu costumo carregar Klinex na bolsa, principalmente se ando de ônibus, é sempre bom ter um lencinho a mão.

    Ps: Feliz que você esteja de volta Star! <3

    ResponderExcluir