sábado, 14 de fevereiro de 2015

Não sei comer com as mãos

Descobri que comer com as mãos é uma arte. Aqui no Brasil as pessoas torcem o nariz quando pensam na ideia de comer com as mãos, mas isso requer certa habilidade, pois fomos ensinados desde pequenos a comer com garfo e faca.

No início eu também achava estranho, imaginava algo como uma criança se deliciando com um sorvete. 
www.dinofa.com
Me enganei, me surpreende a habilidade que os indianos tem, e como as mãos deles ficam limpinhas! Quando vou a algum restaurante indiano estão todos na maior calma do mundo, usam o chapati (pão indiano) da mesma forma que algumas pessoas comem sopa acompanhada com pão aqui no Brasil. Enquanto isso eu fico tensa, faço a maior bagunça no prato e sujo minhas mãos toda hora. Já fui pior, mas preciso melhorar.

É incrível mas comida indiana com garfo e faca não tem o mesmo gosto, acho que é psicológico, mas os mais velhos dizem que o garfo e faca tiram a energia da comida com o nosso corpo. Qual seria o motivo de tanta vergonha de tocar a comida com as mãos se nossas mãos foram dadas por Deus? Concordo, então curto ao máximo a comida indiana.

Mas iniciante é assim mesmo, era muito comum eu esquecer que tinha comido com as mãos e tocar os olhos, e posso garantir que pimenta nos olhos não é refresco! Mesmo após lavar as mãos com sabonete, a pimenta estava lá. 
Já aconteceu também de eu passar a maior vergonha quando fui toda "chiquetona" numa loja de cosméticos e quando peguei o produto na frente do vendedor me dei conta de que as minhas unhas estavam todas amarelas por causa do turmeric(açafrão-da-terra em pó) porque naquele dia eu fiz comida indiana com bastante turmeric. Fiquei com tanta vergonha, afinal, quem vai saber que foi o tempero da comida indiana que deixou as unhas amarelas? Devem ter pensado que eu estava com alguma coisa nas unhas, passei a maior vergonha.

Hoje isso não acontece mais pois estou melhorando, claro que não chego nem perto da forma que um indiano come.

Quando vou em restaurante indiano vejo a cena: indianos comendo com as mãos e brasileiros comendo com garfo e faca. 

Só dou uma dica aos brasileiros, não tenham vergonha de comer uma comida indiana com as mãos. Não precisa comer chapati com garfo e faca, gente, o mais gostoso é partir com as mãos e pegar a comida com ele.
O chapati é o seu garfo: você passa o chapati no chutney, nos vegetais, na carne, em tudo o que estiver na sua frente e parte para o abraço! 
Mão direita ou mão esquerda?
Não se preocupe com aquela história de comer somente com a mão direita, eu sou CANHOTA e NUNCA ninguém me olhou feio. Lembro que no início eu falei para meu marido que sou canhota e ele falou que eu não precisava me preocupar, então eu sempre cortei o chapati com as duas mãos, e nunca ninguém me olhou feio.

Não tenha medo de arriscar e viver uma nova experiência. 

Te garanto que essa valerá a pena!

Tem um artigo muito interessante se você quiser saber mais: www.foodrepublic.com

Abraços!!

16 comentários:

  1. Acho cafona brasileiro cortando chapati com garfo e faca em restaurante indiano. Prontofalei kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha você definiu tudo em poucas palavras!! Sinceramente eu tambem acho!!!

      Excluir
  2. Oi, Star!Otimo post! Kakakaa...eu nunca vi ninguem cortando chapati com garfo e faca, mas deve ser a mesma sensacao que tive quando vi uma pessoa cortando um sushi com faca.Em relacao a comer com as maos, eu tambem acho fantastico o jeito que eles comem, a rapidez e a tecnica de nao desperdicar nenhum grao de arroz! Minha familia tambem come com as maos, mas ninguem bate a minha sogra! Ate caldo ela consegue tomar so usando os dedos e o chapati! Eh ninja! Eu adoro ve-la comer daquela forma! Alguns jovens indianos sentem vergonha de comer com as maos, mas eu quero que meus filhos aprendam a comer de todas as formas e assim, aproveitarem a vida ao maximo! Um abraco a todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaa obrigada , Juliana!! Sério mesmo, vejo muito brasileiro cortando chapati com garfo e faca kkkkkkk agora que você falou no sushi com garfo e faca até arrepia só de imaginar, pode ter certeza que a sensação é a mesma!

      Tem uns indianos que são ninja mesmo!

      Chapati é um pão e até onde eu sei a gente come qualquer pão com as mãos, ou será que essas pessoas usam talheres para comer pão com manteiga?

      Já vi de tudo, gente que come cachorro-quente com garfo e faca, até hambúrguer!!! Acho demais. Eu também quero que meus filhos aprendam a comer de todas as formas pois eu acho bobeira ter vergonha de comer com as mãos.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Eu também sou canhota e sempre achei que iriam me olhar esquisito kkk. Eu não consigo comer com as mãos, parece que eu to toda suja, sei lá. Não me sinto bem, acho que falta de costume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É falte de costume, pode acreditar! Eu também achava estranho mas agora é a melhor coisa! Claro, me refiro a comida indiana, pois ela é diferente da nossa, a comida indiana não necessita talheres. E sobre ser canhota não tenha vergonha, um primo do meu marido é canhoto e ele não passa nenhum constrangimento nem na Índia mas depende da família e da região da Índia mesmo assim em restaurantes não existe nenhum problema. Abraço

      Excluir
  4. Oi Star,
    acho super diferente essa questão de comer com as mãos, eu até tentei, mas não fui muito bem não hahahaah haja guardanapo, talvez um dia eu consiga aprimorar essa técnica milenar Indiana ;)

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! É verdade, haja guardanapo!! Eu uso bastante kkk mas é questão de costume! Insista um pouco mais, você vai gostar!
      Beijos!!

      Excluir
  5. Qual seria o motivo de tanta vergonha de tocar a comida com as mãos se nossas mãos foram dadas por Deus?
    A resposta: não é, óbvio, questão de vergonha! para nos, significa higiene, nada mais que isso.

    No entanto, quando em países com tais costumes , de maneira alguma alguém percebe meu desconforto e , não nego, um pouco de nojo em manipular a comida dessa forma. Quando em Roma, como os romanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gla eu só escrevi a parte filosófica porque achei legal essa corrente de pensamento pois muitas pessoas querem comer com as mãos mas ficam preocupadas com refrãos de etiquetas e até mesmo exageram. Comer um simples pãozinho com garfo e faca chega a ser exagero. São as mesmas pessoas que na Índia comem com as mãos mas no Brasil comem a mesma comida com garfo e faca, ficam presas a regra de etiqueta e não curtem a comida como deveria.

      Hot dog comemos com as mãos, batata frita, hambúrguer, coxinha, salgados e tantas outras comidas mas com o hábito nem percebemos e com a comida indiana deveria ser o mesmo! Não precisa ter nojo, devemos ter nojo de quem prepara a comida pois nossas mãos temos certeza de que lavamos antes não é verdade?! Desculpe a brincadeira mas experimente a comida indiana com chapati, é muito boa!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Star , eu nao me emporto em comer com as maos , pareçe estranho mais desde pequena algumas vezes as pessoas da familia comia de mao e ainda comem de mao , eu sempre via e fazia a msm coisa , a minha tia é muito dificil ver ela comendo com garfo e faca , ela disse que a melhor coisa é ela a sensaçao da comida nas pontas dos dedos e depois bem divagar sentir a comida na sua boca como umas explosao de sentidos, kkkkkkkk isso é um pouco estranho . as pessoa da minha casa so comem com garfo e faca em locais publicos ou quando tem visitas, obvio porque uma vez eu estava comendo frango frito na rua com as maos " olha que isso é normal " Mais msm assim uma senhora veio me pergunta se eu comia na rua sempre com as maos que era falta de higiene , eu apenas responde a ela que as minhas maos estam lavadas e eu tenho abito de comer com as maos me desculpe se eu te incomodei ...

    Fico imaginando uma pessoa cortando chapati com garfo e faça e me pergunto se elas cortam tambem o pao brasileiro assim . Afinal é tudo pao

    ResponderExcluir
  7. Oi Star , eu nao me emporto em comer com as maos , pareçe estranho mais desde pequena algumas vezes as pessoas da familia comia de mao e ainda comem de mao , eu sempre via e fazia a msm coisa , a minha tia é muito dificil ver ela comendo com garfo e faca , ela disse que a melhor coisa é ela a sensaçao da comida nas pontas dos dedos e depois bem divagar sentir a comida na sua boca como umas explosao de sentidos, kkkkkkkk isso é um pouco estranho . as pessoa da minha casa so comem com garfo e faca em locais publicos ou quando tem visitas, obvio porque uma vez eu estava comendo frango frito na rua com as maos " olha que isso é normal " Mais msm assim uma senhora veio me pergunta se eu comia na rua sempre com as maos que era falta de higiene , eu apenas responde a ela que as minhas maos estam lavadas e eu tenho abito de comer com as maos me desculpe se eu te incomodei ...

    Fico imaginando uma pessoa cortando chapati com garfo e faça e me pergunto se elas cortam tambem o pao brasileiro assim . Afinal é tudo pao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah e a senhorinha que te criticou ao comer frango com as mãos estava TOTALMENTE errada, porque de acordo com normas de etiquetas, frango frito deve sim ser comido com as mãos! Até restaurante de frango frito que vemos por aí como KFC nos serve frango no baldinho e sem talheres! Tem gente que se preocupa mais com o que os outros irão dizer e não curte a comida como deveria!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Você disse uma verdade Star...Quando eu cheguei na india eu queria ter a experiência de comer com a mão mas eu tinha vergonha por não saber comer sem fazer bagunça. Eles terminam a refeição tendo sujado somente a pontinha dos dedos. Esse negócio de mão esquerda e mão direita talvez seja um pouco mais presente nas areas rurais mas aqui ninguém me reprimiu nem me olhou feio por usar a mão esquerda pra comer. Meu marido inclusive me disse que não tinha problema algum eu usar as duas mãos pra comer até que eu me sentisse confortável pra usar apenas uma mão. Adorei o artigo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu relato! Eu também tinha vergonha da bagunça que fazia no prato mas nao deixei de saborear a comida como deveria! Comida indiana fica sem graça com garfo e faca. As pessoas complicam tanto...árabe também come com as mãos mas aqui no Brasil até pão sírio vejo as pessoas comendo com garfo e faca, assim como o chapati indiano..
      Interessante que você também não teve problemas com esse negocio de mao esquerda ou direita. Isso é coisa de televisão e como você disse, mais em áreas rurais.

      Excluir