domingo, 17 de agosto de 2014

Hoje é aniversário de Krishna! Krishna Janmashtami

De acordo com o calendário hindu hoje 17 de agosto de 2014 é o aniversário do Senhor Krishna, O festival é também conhecido como Govinda Festival.

Janmashtami, é celebrado com grande devoção e entusiasmo na Índia. De acordo com o calendário hindu esta festa religiosa é celebrada no Ashtami de Krishna Paksh ou o oitavo dia da quinzena escura do mês de Bhadon.

Sri Krishna é considerado como uma das mais poderosas encarnações humanas do Senhor Vishnu. Ele nasceu por volta de 5200 anos atrás, em Mathura. O único objetivo do nascimento de Sri Krishna era libertar a Terra da maldade dos demônios. Ele desempenhou um papel importante no Mahabharata e propagando a teoria de bhakti e bom karma que são narrados profundamente no Bhagwat Geeta.

Sri Krishna nasceu como prisioneiro de seu tio Kansa, um rei muito ambicioso. Vasudev, pai de Krishna, pensou imediatamente em seu amigo Nand e decidiu deixar Krishna com ele para salvá-lo da maldade de Kansa. Krishna cresceu em Gokul e, finalmente, matou seu tio, o rei Kansa.

Alguns hindus celebram Janmashtami de jejum até meia-noite pois dizem que ele nasceu em uma noite escura de tempestade para acabar a violência de seu tio, Kansa. Imagens da infância de Krishna são colocadas em balanços e berços em templos e casas. À meia-noite, os devotos se reúnem em torno de canções devocionais, dançam e trocam presentes. Alguns templos também realizam leituras da escritura religiosa hindu Bhagavad Gita.
 Toda a Índia neste dia comemora com canções devocionais e danças, pujas, arti, sopro do Conch e balançando o berço do bebê Sri Krishna.

A celebração Janmashtami de Mathura e Vrindavan, os lugares onde Sri Krishna passou sua vida, são muito especiais. Neste dia templos e casas são maravilhosamente decoradas e iluminadas. Orações noturnas são oferecidas e mantras religiosos são cantadas nos templos.

Happy Janmashtami a todos!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário