sábado, 28 de junho de 2014

Cafe da Manhã Indiano - Ovos mexidos (Punjabi Aanda Bhurji)

Essa receita eu gosto muito por ser fácil, rápida e sustenta bastante. Gosto muito de fazer quando estamos com pressa e não temos tempo de almoçar em casa ou o almoço vai sair tarde. Ah, e como sempre é uma receita com um toque indiano!

Aanda significa ovo. Então todas as receitas que tem a palavra aanda pode ter certeza de que tem ovo como ingrediente principal.
foto do google: www.pinterest.com divyasculinaryjourney.com

Eu passo a receita caseira original, mas como o paladar é algo pessoal e delicado os temperos e pimentas você adiciona de acordo com o seu gosto. Vamos lá!

Para 2 pessoas:
Ingredientes:
4 ovos
1 cebola grande bem picada
1 tomate bem picado

1 colher de chá de pimenta verde dedo-de-moça bem picadinha, pode usar as sementes também (a pimenta longa e de cor verde clara costuma ser mais suave. A pimenta verde escura e também a verde escura +  bem pequena são mais fortes, portanto atenção na hora de escolher)

1 colher de chá de gengibre fatiado bem fino e picado

1/2 colher de chá de açafrão-da-terra (é o mesmo que cúrcuma, turmenic..)

1/2 colher de chá de pimenta-do-reino (preta)

sal a gosto

Passo 1: adicione os ovos em uma tigela e misture o sal. Bata os ovos com um garfo para misturar bem as gemas e a claras. Reserve.

Passo 2: Em uma panela média, coloque um fio de óleo e acrescente a cebola. Frite a cebola até ela ficar transparente. Quando ficar transparente adicione o gengibre e a pimenta verde. Frite mais um pouco de 1 a 2 minutos.
Então adicione o tomate, e os temperos em pó (açafrão e pimenta do reino). Frite mais um pouco por 2 minutos ou até o tomate perder um pouquinho da água e em seguida acrescente os ovos e mexa bem por mais uns 3 a 4 minutos (às vezes um pouco mais) até os ovos ficarem mais sequinhos, em pedacinhos na panela.
Sirva ainda quente, puro ou acompanhado de pão ou roti.

Obs: quando você frita a pimenta verde antes do ingrediente principal, ela fica mais concentrada. Se você não quiser concentrada, misture a pimenta no momento que colocar os ovos para fritar.

Quando você frita o pó de açafrão-da-terra ele libera uma fragrância no momento da fritura. Se você não gosta disso misture o pó aos ovos ainda crus e siga a receita normalmente.

Beijos!!

A foto do meu aanda bhurji está no istagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário