domingo, 13 de janeiro de 2013

Happy Lohri - Festival Punjab!!


Lohri  é um festival extremamente popular celebrado pelo povo Punjabi. Este festival de inverno agrícola é comemorado em Punjab, Himachal Pradesh, Delhi, Uttrakhand e Jammu.
As origens do Lohri são muitas que vinculam o festival no Punjab. Muitas pessoas acreditam que o festival começou como uma celebração da véspera do solstício de inverno. Com o tempo, o festival se espalhou para os estados adjacentes - Sindh, Jammu, Haryana, Himachal Pradesh e Delhi. Outras comunidades também participam do festival - como o bengali e comunidades Oriya.


Lohri é celebrado para denotar o último dos dias mais frios do inverno. Além do Punjab, pessoas de outros estados norte indiano de Haryana, Deli, Himachal Pradesh e Jammu, fazem os preparativos para Lohri.

Nas casas que tiveram recentemente um casamento ou o nascimento de um filho homem, as celebrações do Lohri chegam a um tom mais alto de excitação. Punjabis geralmente têm celebrações privadas Lohri, em suas casas. Os rituais são realizados, com o acompanhamento de músicas especiais Lohri. Na cidade do meu marido, por exemplo, o nascimento de um menino é celebrado no lohri. A família do bebê organiza uma grande festa para celebrar o acontecimento pois é ele quem dará o prosseguimento ao nome da família.

Cantar e dançar são parte intrínseca das celebrações. As pessoas usam suas mais brilhantes roupas e dançam o bhangra (dança punjabi) e Gidda (dança feminina) à batida do dhol.  Comidas como Sarson da saag e makki di roti são geralmente servidos como pratos principais no jantar das famílias que tiveram um menino . Lohri é uma ocasião de grande importância para os agricultores. No entanto, as pessoas que residem em áreas urbanas também comemoram Lohri, pois este festival oferece a oportunidade de interagir com a família e amigos.


Assista esse vídeo que ilustra o Festival Lohri




Festival sazonal

Punjabis, independentemente de sua religião, celebram o lohri. O respeito pelas estações e  elementos naturais como fogo, vento, água e terra é muito importante. Lohri é um festival dedicado ao fim da temporada de Inverno enquanto Teej (conhecido como Teeyan em Punjabi) é dedicado à estação das chuvas / Monção e Basant é dedicado à estação da Primavera.


Lohri é tradicionalmente associada com a colheita. As pessoas levam amendoim, farinha, manteiga e alimentos para vários locais de culto religioso para agradecer a Deus por uma boa colheita. "


Agricultores Punjabi esperam pelo dia seguinte ao Lohri. É um dia muito importante.





Dulla Bhatti

Com o tempo, as pessoas têm associado Lohri ao conto de Dulla Bhatti. O personagem central da maioria das canções Lohri é Dulla Bhatti, que viveu em Punjab durante o reinado do imperador mogol Akbar. Ele foi considerado um herói em Punjab. Além de roubar os ricos, ele resgatou meninas que eram levadas à força para serem vendidas no mercado de escravos do Oriente Médio. Ele organizou seus casamentos para os meninos de sua religião com rituais e forneceu-lhes dotes. Então, cada música  tem palavras que expressam gratidão a Dulla Bhatti.

Dulla Bhatti era um rebelde cuja linhagem era de Rajputs Bhatti. Seus antepassados ​​eram os governantes de Pindi Bhattian no atual Paquistão. Ele era um herói de todos os Punjabis.


Outras lendas sobre a origem da Lohri

 Loi
Algumas pessoas acreditam que Lohri tem seu nome derivado Loi, a esposa de São Kabir.

 Loh
Existe uma lenda entre algumas pessoas que Lohri vem de 'loh' da palavra, o que significa que a luz e o calor do fogo.

 Til e Reodi
Comer til (sementes de sésamo) e rorhi é considerado essencial no dia Lohri. Talvez as palavras e até rorhi fundiram-se para tilorhi, que eventualmente foi encurtado para Lohri.

 Data
De acordo com o calendário Bikrami, Lohri cai no mês de Paush ou seja, em torno de 13 de Janeiro, de acordo com o calendário gregoriano. É, na verdade, comemorado um dia antes de Makara Sankranthi, pois marca o fim da temporada de inverno.

A Cerimônia

Durante o dia, as crianças vão de porta em porta com canções folclóricas em louvor de Dulha Bhatti. Essas crianças recebem doces e salgados, e, ocasionalmente, o dinheiro. Encher mãos vazias é considerado auspicioso.

As coisas arrecadadas pelos filhos são conhecidas como Lohri e consistem de til, gachchak, açúcar cristal, gur (açúcar mascavo), moongphali (amendoim) e phuliya ou pipoca. Lohri é então distribuído à noite, durante o festival. Till, amendoim, pipoca e outros alimentos também são lançados numa fogueira.



A cerimônia da fogueira varia de acordo com a região do Punjab. Em algumas partes, uma pequena imagem da deusa Lohri é feita com Gobar (esterco de gado) então é decorada, acendem um fogo abaixo dela e cantam seus louvores. Em outras partes, o fogo Lohri consiste de esterco de vaca e madeira, sem qualquer referência à deusa Lohri.

A fogueira é acesa ao pôr do sol na praça principal da vila. As pessoas lançam sementes de gergelim, gur, doces de açúcar sobre a fogueira, sentam-se em torno dela, cantam e dançam até o fogo se apagar. Algumas pessoas fazem uma oração ao redor do fogo. Isso é para mostrar respeito ao elemento natural  fogo.  É tradicional oferecer aos hóspedes gachchak, gur, moongphali (amendoim) e phuliya ou pipoca. Leite e água também são derramados em torno da fogueira pelos hindus. Este ritual é realizado para agradecer o Deus Sol  buscando sua proteção continuada.

Canções Lohri

Há muitas canções Lohri. Por exemplo, a canção seguinte,tem palavras que expressam gratidão a Dulla Bhatti :

Sunder mundriye ho!
Tera kaun vicharaa ho!
Dullah Bhatti walla ho!
Dullhe di dhee vyayae ho!
Ser shakkar payee ho!
Kudi da laal pathaka ho!
Kudi da saalu paata ho!
Salu kaun samete!
Chacha gali dese!
Chache choori kutti! zamidara lutti!
Zamindaar sudhaye!
Bum Bum bhole aaye!
Ek bhola reh gaya!
Sipahee far ke lai gaya!
Sipahee ne mari itt!
Bhaanvey ro te bhaanvey pitt!
Sanoo de de Lohri, te teri jeeve jodi!
(Cry or howl!)









Happy Lohri!

Beijos!!




2 comentários:

  1. Oie!

    Acho muito lindo as cores...

    Tudo muito colorido e divertido :D

    Beijokassssss...

    Hanan Mustafa

    ResponderExcluir
  2. Olá sumida! Que bom te ver por aqui!!Os festivais são realmente belos!
    Beijossssss

    ResponderExcluir